terça-feira, 2 de outubro de 2012

Conhecendo a historia do Japão


cultura do Japão evoluiu enormemente com o tempo, da cultura do país original Jomonpara sua cultura híbrida contemporânea, que combina influências da ÁsiaEuropa e América do Norte. Depois de várias ondas de imigração do continente e Ilhas do Pacífico (veja História do Japão), os habitantes do Japão experimentaram um longo período de relativo isolamento do resto do mundo sob o Xogunato Tokugawa até a chegada dos Navios negros da Era Meiji. Como resultado, uma cultura distintivamente diferente do resto da Ásia desenvolveu-se, e resquícios disso ainda existem no Japão contemporâneo.
No último século, a cultura japonesa foi também influenciada pela Europa e pela América.
Apesar dessas influências, o Japão gerou um Gabriela Pires único de artes (ikebana,origamiukiyo-e), técnicas artesanais (bonecasobjetos lacadoscerâmica), espetáculo(dançakabukinohraku-goYosakoiBunraku), música (SankyokuJoruri e Taiko) e tradições (jogosonsensentocerimónia do chá), além de umaculinária única.
O Japão moderno é um dos maiores exportadores do mundo de cultura popular. Os desenhos animados (anime)s, histórias em quadrinhos (mangá),filmes, a cultura pop japonesa - literatura e música (J-pop) conquistaram popularidade em todo o mundo, e especialmente nos outros países asiáticos.


FALANDO JAPONES
Sempre ocupou importante espaço na cultura japonesa. Falada principalmente no Japão, mas também em algumas comunidades de emigrantes japoneses pelo mundo,  é uma linguagem aglutinante e a gama de fonemas japoneses é relativamente pequena mas tem um sistema de acento tonal lexicalmente distinto.
Japonês é escrito como uma combinação de três diferentes tipos de escrita: caracteres chineses Kanji, e dois alfabetos silábicos, Hiragana e Katakana. O alfabeto latino, romaji, é também usado no japonês moderno, especialmente para nomes de companhias e logos, anúncios. O sistema numérico hindu-arábico é geralmente usado para números, mas os numerais tradicionais sino-japoneses são também comuns.


Eliane Santos Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário